terça-feira, 25 de outubro de 2022

Primavera em Outubro

    Sempre que vai chegando a minha época preferida do ano, eu publico foto das minhas orquídeas com suas belíssimas floradas. Às vezes escrevo até uma crônica para acompanhar.

    Este ano tem sido um pouco diferente. Elas demoraram muito para florescer. Tem ano que em agosto já surgem os botões. Este, estranhamente, só começaram a brotar no final de setembro. Mas também pudera. Estamos em outubro, e a primavera ainda não chegou! Ao menos, é assim que eu sinto. Temperaturas abaixo do normal, ainda que os ânimos estejam exaltados.

    Alguma razão há de ter. Não sou adepta a esoterismo, tarô, horóscopos, essas coisas, mas arrisco dizer que vivemos tempos anormais, estranhos, esquisitos mesmos, com até as leis da natureza sendo “contestadas”. O ar parece mais poluído do que de costume, os dias mais cinzentos, tenebrosos, como se vivêssemos um conto de terror (a cada dia se sobressai um vilão diferente). Não gosto de terror! Sou escritora adepta dos romances e dos contos de fadas.

    Pensando bem, olhando por um aspecto mais otimista, mais a minha cara, quem sabe eu não esteja errada quanto ao gênero da ficção que vivemos, travestida de realidade. Quem sabe estejamos vivendo um realismo mágico, bem ao estilo de García Marquez. Mas um daqueles, que embora repleto de acontecimentos inacreditáveis e difíceis de compreender, seja estruturado de uma forma que nos leve a um final feliz, bem ao estilo fábula, dando uma bela lição aos malfeitores.

Quem sabe a primavera não chega dia 30 de outubro?

#crônica #flores #orquídeas #primavera #realismomagico 





2 comentários: