terça-feira, 2 de maio de 2023

Verossimilhança: a Invenção de Realidades

 


    Como declara Fernando Pessoa em seu poema Autopsicografia, o poeta é um fingidor. Na verdade, não apenas o poeta, bem como todo artista que cria uma obra fictícia, seja ela escrita, encenada, declamada, pintada, esculpida etc. Mas exatamente por ser fingimento, ela precisa parecer verdadeira. Precisa ser coerente dentro do sistema proposto pelo autor.

   Uma obra é a invenção de um mundo de quatro paredes. Se uma dessas paredes é “quebrada”, ou seja, se algo no cenário, no diálogo, na letra ..., não é verossímil perante o que foi criado, se um acontecimento não parece possível de acordo com a sequência estabelecida, isso pode interferir, negativamente, na integridade da obra.

   Como se sente um telespectador atento que assiste a um filme cuja história se passa no século XVIII e se depara com um tênis All Star (item de vestuário que só foi inventado em 1971) no armário da rainha? Se antes acreditava no que via, sente-se imediatamente deslocado da época encenada e trazido abruptamente para um passado já não tão distante – quarta parede quebrada.

   Como o leitor poderia acreditar em uma história supostamente acontecida e narrada em 1916, se uma das personagens aparece dirigindo um Monza (lançado nos anos 80), ou pior, se uma das cenas se passa na porta de uma sala de TV (eletroeletrônico estreado oficialmente em 1926), ou ainda alguém é descrito atendendo a um celular (invenção de 1973)?

   A lista de incoerências encontradas por aí é extensa. Pode ser em um poema, um romance, um filme, uma letra de música...

  Não importa quão longe foi o autor em sua ficção. Basta que ela seja coerente.  “O planeta dos Macacos”, por exemplo, foi uma criação sem furos e amarrada até o final. Realmente, macacos não falam, e seres humanos não são escravizados por eles. Mas naquele universo, isso faz todo o sentido.

  Como exemplos de coerência e verossimilhança na literatura podemos citar Machado de Assis, no conto "A Cartomante", e Guimarães Rosa, no romance "Grande Sertão: Veredas". A estrutura narrativa nessas obras prende o leitor e o leva a acreditar em um desfecho que se mostra surpreendente, sem perder a coerência interna.

  Portanto, a verossimilhança acontece em uma obra, por essência, bem resolvida, independentemente de seu período, de Homero aos dias atuais. Pois essa verdade interna de qualquer obra é algo que o autor deve cuidar, zelar, para dar realidade, originalidade à sua invenção: se narrativa, poema ou drama.

  Há casos, porém, em que acontece quebra intencional da “quarta parede”. Como no humor, nonsense... exemplicado pelos “The Monkees” e Monty Python. Houve essa quebra também em “A Rosa Púrpura do Cairo”, de Woody Allen e em Macunaíma, de Mario de Andrade. "O fabuloso destino de Amélie Poulain”, do diretor Jean-Pierre Jeunet, mostra a personagem Amélie em suas fantasias, quebrando a quarta parede de uma maneira surreal e incrível. O mesmo acontece no livro "Memórias Póstumas de Brás Cubas" cujo o personagem central é um "defunto-autor" que conversa com o leitor, enquanto narra sua vida. E há também a pintura de René Magritte "A Traição das Imagens", demostrando que a representação de algo (o cachimbo) não é necessariamente esse algo... Como na música do Djavan sobre o universo e dinossauros – uma “viagem” de estilo.

 

Obs.: Artigo criado com base nas discussões em torno do tema do XIX Encontro de Escritores e Leitores - "Verossimilhança, a invenção de realidades", pelo Google Meet, 28/04/2023.

 

#verossimilhança; #ficção; #quartaparede; #arte; #poesia; #música; #cinema; #literatura

 

2 comentários:

  1. "Verossimilhança: a invenção da realidade".
    Este encontro foi como uma aula para mim,
    através do bate papo, do compartilhar saberes pude ampliar meu conhecimento sobre o assunto e ver diferentes perspectivas sobre a verossimilhança na prosa e na poesia, das realidades fictícias transportadas para o universo do leitor.
    Eita, encontro danado de  bom !
             Shirley Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, minha amiga! Feliz que tenha participado.

      Excluir