Um evento com personalidades de peso da política estadual e municipal, como o ex-ministro e secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles, o ex-governador Geraldo Alckimin e o prefeito da cidade, Gustavo Henric Costa (Guti), em frente a uma plateia de empresários, mas, também com uma grande presença de jovens estudantes do ensino médio, aconteceu hoje, em Guarulhos, o FOPA 2019, Fórum Paulista de Desenvolvimento.
A maioria dos palestrantes discursou em defesa da reforma da previdência, das concessões para a iniciativa privada e da desburocratização para a retomada do crescimento em todo o país. A cidade de Guarulhos foi por muitas vezes enaltecida pela sua localização próxima a rodovias como Dutra, Fernão Dias e Airton Sena, bem como por sediar um dos grandes Aeroportos do país. Os jovens foram convidados a acreditar no Brasil, a investir na aquisição de conhecimento, principalmente tecnológico e a ter um maior envolvimento com a política e com as ações de cidadania.
Meirelles ainda mencionou a necessidade de estabelecer o diálogo e a junção de forças. “O Brasil é muito maior que a esquerda e a direita”, ele disse.
Além da reforma da previdência, Alckimin mencionou a necessidade de outras, como as reformas Trabalhista, Tributária e Política. Além disso, se dirigindo aos estudantes citou a frase que atribuiu a Franco Montoro, “O futuro começa hoje – ele se chama juventude".
Uma das únicas mulheres a palestrar na abertura, Patrícia Iglesias, Presidente da CETESB, segundo ela mesma a primeira presidente em 50 anos de empresa, se disse empenhada em tornar o processo de licenciamento ambiental eficiente e ágil. Na sua opinião seria necessário analisar não só do ponto de vista ambiental, mas, também do econômico.
Segunda “Patrícia” a discursar, a Secretária do Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen, também enalteceu a eficiência feminina no planejamento financeiro e se disse determinada a contribuir com o crescimento do Estado e do país. “Se o Estado funciona, o Brasil funciona”, afirmou.
Guti fez um balanço de sua gestão à frente da prefeitura de Guarulhos, reforçando as dificuldades encontradas como a grande dívida do município e destacando seu empenho em atrair negócios, em solucionar a questão da regularização da distribuição de água, instalação de novas universidades, mecânica de aviões, etc e ações para desburocratização, com projetos como o Via Rápida. Mencionou também o estudo de viabilidade de cobrança de uma taxa ambiental para as companhias aéreas, pelos poluentes lançados na cidade com a atividade do aeroporto, cujos recursos seriam aplicados para a recuperação de rios e reparação da natureza.
A parte da tarde foi repleta de palestras de assuntos variados. Temas como Turismo, Combate à Corrupção, Energia, Educação, Política Habitacional, Coaching, podiam ser escolhidos pelos participantes de acordo com seus interesses. Uma ótima oportunidade, inclusive para os jovens estudantes. Esperamos que tenham aproveitado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário