sábado, 30 de março de 2019

Um prêmio para autores de Guarulhos





"Guarulhos não é só o trânsito na Dutra e os embarques e desembarques no aeroporto". 


Roubei essa frase de um dos convidados do lançamento da terceira edição do Prêmio Guarulhos de Literatura – 2019.

Foi exatamente o que pude constatar nessa noite de sábado em evento realizado no espaço Novo Mundo da Livraria Nobel.

Orgulhoso de sua criação, o idealizador do projeto e escritor Auriel Filho define a cidade como um polo literário que estava adormecido, mas, que tem florescido com o surgimento de muitos autores e obras. Ele se diz encantado com a quantidade de participantes do concurso a cada ano. “Sou um louco sonhador”, se define. Sonha com uma variedade de projetos culturais envolvendo literatura, cinema, várias expressões de arte entrelaçadas.

Fala ainda com mais carinho do desdobramento “Jovens Escritores” que, após alcançar tantos adeptos nas escolas em 2018, ganhou vida própria este ano.

Quem quiser participar de um dos concursos pode acessar o site www.pgliteratura.com.br e  ler o regulamento.

Participe!












quarta-feira, 13 de março de 2019

Vida – um bem maior


Quando iremos perceber a vida como o maior bem desse mundo? Que nada justifica acabar com a vida do outro, tão pouco com a própria vida?

Nem é preciso mencionar aqui os casos mais em evidência em nosso país, ataques suicidas, ações de milícias, feminicídio, negligência de pessoas e instituições.

Mata-se por poder, por dinheiro, por petróleo, por ouro, por joias, por celulares, por tênis, por atenção, por visibilidade, por fama, por negligência, por vingança, mas nada, nada disso tem o valor de uma vida, seja ela de quem for.

Outro dia um amigo me contava detalhes de um acidente, destacando vários ângulos da ocorrência, mas, sem dar importância ao fato de ter resultado na morte de um rapaz de 20 anos. “Ele não era casado, não tinha filhos, não sustentava ninguém, era um desses jovens problemáticos, que só dão preocupação para a família”, ele me disse.

Fiquei pensando nesse rapaz. Talvez não tivesse realmente nenhum feito glorioso em seu curto tempo de vida, ou ainda tivesse aprontado alguma. Ainda assim, sua vida era valiosa. Penso no que poderia fazer se tivesse uma chance. Quem sabe crescer, amadurecer, ter sucesso, construir algo grande, ter uma família, ter filhos ou simplesmente ajudar pessoas. Ele poderia escrever sua história de forma diferente e positiva. Sem vida já não há mais como.

Talvez eu desagrade muitas pessoas com o que vou dizer, mas, até mesmo a vida de uma pessoa má, de um criminoso, tem valor. Quem pode garantir que essa pessoa não irá se arrepender e passar a praticar boas ações. Além disso, quem é cristão, como eu, acredita que só Deus que nos deu a vida, pode de nós tirá-la.

Quem sabe a dor e a tristeza causadas por todas as perdas que tivemos, possam nos fazer refletir melhor e resgatar dentro de nós o real valor da vida.