A arte é uma representação da vida. Apesar de não ser a verdade em si, ela nos representa de alguma forma. Um livro que conta fatos, históricos ou um livro reportagem, embora possa ser elogiado pelo seu formato, não pode ser classificado como arte, não pode ser ficção, teoricamente, não deve estar fingindo. Obviamente há a questão da subjetividade, bem como as tão atuais “narrativas fake”, mas não nos cabe nesse momento enveredar por esse caminho. Afinal, a proposta do XIV Encontro de Escritores e Leitores é discutir o tema “Ficções: a Arte de fingir".
Originária do Latim, a palavra “ficção”, vem de “fictione” e significa criação. Podemos, então, com base na realidade, imaginar uma narrativa literária que não é real. Também a palavra de origem latina, fingir, “fingere”, seria “modelar o barro” e passa a ser usada para significar simular, fantasiar, inventar, burlar de alguma forma a verdade. Na arte é mais como criar algo que se parece com a verdade, mas que não é a verdade. Dedos em Inglês são “fingers” e é com eles que escrevemos ou moldamos o que queremos fingir. Insistindo ainda na definição das palavras, não é a toa que “play” em Inglês traduza-se como “brincar”, “tocar” e até como “peça teatral”. “O artista é o adulto que não esqueceu como se brinca”, disse um filósofo francês.
Além de passar para sua obra a sua bagagem, a sua vivência, o autor não necessariamente precisa se representar. Ele pode observar o outro e representá-lo em sua obra. Pode ainda usar em um texto, por exemplo, o pronome “eu”, mas estar representando o outro, bem como utilizar “ele” e estar falando de si. Essa análise deixa mais claro o significado de fingir na literatura e nas artes. Além disso, o autor pode estar colocando em sua criação o que vive, o que vê e também inventando algo. Como disse Ferreira Gullar, se a realidade não basta, a gente precisar criar algo que esteja fora da vida. Se a verdade é chata, não é tão interessante, nem tão engraçada, pode-se “arrumar” a história. Esse poder está na mão do artista que vai fazer alguém viajar na sua criação.
Tal como na literatura, também na dança, no teatro, em toda criação, o artista precisa fazer uma imersão, entrar no personagem, fingir com toda a sua determinação e talento. Mas apesar do fingimento, tanto o escritor como o leitor, no caso da escrita, precisa acreditar no que está lendo. Trata-se da verossimilhança, um conceito que precisa ser seguido na arte. Ainda que seja uma fábula, uma fantasia, ela precisa ser crível. Assim como vivemos intensamente o que sonhamos, vivemos a arte que consumimos. É o que nos faz chorar com a morte de um personagem, torcer para que outro se dê mal ou esperar um final feliz.
Ainda que saibamos que a arte é fingimento, muito nos alimentamos dela para nos tornar aquilo que somos. O fingir da arte pode tocar, pode contribuir, pode influenciar tanto quanto a realidade, mesmo sem podermos quantificar o alcance ou a intensidade dessa contribuição.
Dicas de leitura
Dom Casmurro – Machado de Assis
A Revolução dos Bichos - George Orwell
Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley
Vidas Secas – Graciliano Ramos
Quarto do Despejo – Carolina Maria de Jesus
Poema Meditação XVII - John Donne
Obras de Júlio Verne
Dica de filmes
Pixote, a lei do mais fraco e Quem matou Pixote?
Blade Runner – dirigido por Ridley Scott
Desejo e Reparação – Dirigido por Joe Wright,
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